Top blog

Top blog
Jl-reflexoes

terça-feira, 20 de abril de 2010

DEISMO, TEISMO & PAN-EM-TEISMO

Há duas idéias filosóficas básicas sobre Deus, a oriental e a ocidental, na concepção oriental sobressai a TRANSCENDÊNCIA (judaica) é totalmente ANTI-IMANENTE, ou seja, no Antigo Testamento não vemos o conceito de Deus “EM”, e sim D’ALÉM, o que fica muito “AQUÉM” do anseio humano de relacionamentos, esse Deus precisa ser mais TRANSPARENTE.

No ocidente Deus é mais IMANENTE (Cristianismo) embora seja embrionária no oriente, (judaísmo), difere por crer que Cristo é o cumprimento das profecias contidas nos escritos proféticos!Essa diferença trás a crença em que Deus veio e voltou para o ALÉM, mas não fica “AQUÉM”, pois na encarnação, o CRISTO pelo ESPIRITO está “EM”.

A teologia do oriente “peca”, porque um Deus totalmente TRANSCENDENTE fica AUSENTE, precisa do IMANENTE para estar PRESENTE e ser COM-DESCE- ENTE, a encarnação oferece essa DESCE-IDA, o que está no alto vem para baixo, se iguala a criatura, mesmo sendo o criador.

O DEISMO e o TEÍSMO mostram um Deus totalmente TRANSCENDENTE, porém AUSENTE, o primeiro sem EM-PATHOS, um relojoeiro, frio que cria e deixa a lógica da maquina ser a “senhora do destino”.

O segundo tem EM- PAT-IA, mas falta lhe SIM-PATIA esse “Deus” não DESCE da sua majestade, não se move da sua posição, a semelhança do DEISMO, o TEÍSMO também oferece um Deus CONTEMPLADOR, porém insensível, suas entranhas ficam imóveis, falta vibração, não tem PAIXÃO, conseqüência disso é a ausência de COM-PAXIÃO.

O TEISMO torna-se pior, menos humano, um Deus que não seja humano não serve para ser honrado, pois é crueldade se relacionar com suas criaturas através de leis, escreve com dedo na pedra, marca com fogo, vem no terremoto, ao ouvir a sua voz o homem treme, até mata, não conhece lagrimas, ele precisa se EN-CARNE-AR! Ai então vai aprender a CHORAR.

O TEÍSMO e o DEISMO têm um Deus que está “ALÉM”, mas sua marca é a DESDÉM, olha de cima para baixo, preserva a sua glória, o Deus que serve para ser honrado, não OLHA DE CIMA, ele desce e OLHA PARA CIMA geme, sente o desamparo da sua criatura, até DEUS já experimentou o que é duvidar de DEUS, quando perguntou: “PORQUE ME DESAMPARASTE? Um Deus que se sente DESAMPARADO é digno de ser ADORADO!

O PAN-EN-TEÍSMO ou KRAUSISMO, diz que a criação está “CONTIDA EM” Deus, mas esse é maior do que sua criatura, difere do PAN-TEÍSMO, que diz : “Deus e o universo coincidem perfeitamente”, ou seja, uma unidade que está tão IMANENTE, que não pode ser DIFERENTE, por isso é IN-DIFERENTE!

O CRISTIANISMO tem sua base no PAN-EN-TEISMO, pois Deus está para “ALÉM”, mas em Cristo desceu “EM” e o homem, pela fé, o CON-TÉM: “Vós sois templo do Espírito de Deus, o reino de Deus está dentro de vós.”

Deus não tem morada fixa, é “PEREGRINO”, vive em tabernáculos móveis que passam pela existência! SPINOZA percebeu isso quando disse: “Tudo não é Deus, mas tudo está em Deus, sendo Deus a base de tudo”.

7 comentários:

  1. Amigos

    Este é meu novo endereço de blog: http://centelhasde1coracao.blogspot.com/

    Ainda faltam alguns ajustes

    ResponderExcluir
  2. Excelente!! Tudo-em-Deus. É um bom e até devocional argumento...

    entre teísmo, deísmo e pananteismo, eu fico com um deísmo diferenciado. Como sou mais afeito à total transcendência de Deus, a moda judaica. Deus não se envolve com este mundo, visto que o mundo se move pelas suas próprias leis, físicas e biológicas.

    Mas ele se faz presente em cada "messias" que apareceu neste mundo e nos fez imaginar e sentir uma nova "cara" de deus. Como sou universalista, não creio que a "salvação" esteja no messias judaico Jesus, mas em todos os messias universais que colaboraram para que os homens tomassem ciência que o Deus totalmente transcendente se faz imanente somente através de cada um de nós.

    Jesus foi a "cara" de deus que eu reputo como singular. Não de fato, mas de direito.

    ResponderExcluir
  3. Olha J. Lima, sinceramente eu não sei até onde você vai conseguir manter o altissimo nivel em suas postagens, torço para que continue assim, pois tenho aprendido muito com você.

    Em relação ao seu brilhante texto, concordo em partes, pois já declarei em varios comentários meu fascinio pela teologia do deus encarnado, mas isto apenas no campo dos simbolos da minha alma, pois racionalmente eu sou parecido com o DUZINHO, que por sinal, justiça seja feita, de todas as pessoas da internet que venho conhecendo e lendo ao longo dos anos, é o cara que tem mais influenciado minha maneira de pensar.

    ResponderExcluir
  4. Falou Marcio.
    Tá preocupado em que eu não mantenha o nível?
    Fica tranquilo, vou me esforçar para ler sempre !
    Acho que esse é o segredo!
    hahahhahahha
    Valeu.
    Abrço.

    ResponderExcluir
  5. Quanto ao nível, tenho certeza que é daqui para melhor...rsssssss

    abração JL cabeçudo!

    ResponderExcluir
  6. Hahahahahaahah
    E você nem sabe que nasci no SERGIPE!
    Eita lugar de gente da cabeça grande! hahahahhahah
    Eduardo.
    já está quase pronto o texto que vou postar na confraria.

    Olha só, vou o tema é
    ANTROPOLOGIA EVOLUCIONISTA & TEISTA: UM DIÁLOGO
    (talvez mude alguma coisa do tema) vou fazer uma análise do desenvolvimento das duas teorias colocando lado a lado, onde elas concordam e se dividem.

    O pecado e cultura, a evolução Darwinista, e a regressão Teista.

    Prós e contras de cada uma!
    Fica na expectativa, quando chegar a minha vez esse será o próximo tema!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Puta que lá merda.... ops! Desculpe o palavreado, mas não me contive... eita J. Lima cabeção mesmo. Hahahahahah

    Você a cada dia que passa não esta entrando de carrinho, mas sim de voadora com os dois pés no peito!!!!! Kkkkkkkkkkkkkk

    Cada postagem sua é um extenso e profundo estudo em que eu fico maravilhado e apenas me banqueteando, então que venham mais uma perola das muitas de sua autoria que eu estaria pronto para digerir, mas claro, um engove antes e um engove depois, pois comer feijoada pensante dá uma peso que para digerir vai levar a semana toda!!!!! Hehehehehehe

    ResponderExcluir