Top blog

Top blog
Jl-reflexoes

terça-feira, 6 de abril de 2010

O Mistério sem roupa!

A teologia judaica tem na sua crença um fator interessante o NOME de DEUS, que carrega um mistério tão profundo e sacro que sequer deve ser pronunciado.


A Palavra SER composta do tetragrama da língua hebraica, alguns interpretes dizem que poderia ser traduzida por EU SEREI O QUE SEREI ou EU SEREI O QUE MOSTRAREI SER


י    Yodh ou Yud

ה   He ou Hêi

ו   Waw ou Vav

ה   He ou Hei


O Judaísmo sacraliza o nome dado ao mistério, esse é temido, pois tem poder de vida e morte sobre o homem, há reverência em pronunciá-lo, sendo o oposto das religiões onde conhecer o nome dá poder ao homem sobre a divindade, pois não é somente uma forma CONHECER, mas de DOMINAR, através do conhecimento que se tem, pode-se manipular a seu favor, invocando-o através do nome, colocando-a divindade a seu serviço!


Daí entende-se Jacó, que no encontro com a divindade pergunta: “Qual o seu nome”, ouviu a resposta: “Para que perguntas pelo meu nome? (Genesis 32: 29). O mistério não quis se revelar abençoou, não deu espaço para que o sagrado fosse profanado, a divindade é anseio inconsciente do homem, daí, a benção de “Deus”, ser antitética ao comércio dos “deuses”, esses ao serem nomeados passavam a subemeter-se ao que o nomeia!


O nome de DEUS ficou desconhecido, em razão D’Ele ser à sombra do cristo que haveria de vir, ele tem “nomes”, muito mais que “nome”, não é singular, mas plural, não é o Deus dos “orto-doxos”, nem dos “neo-ortodoxos”, e sim dos “para-doxos”, não é uma sub-tração, nem di-visão da divindade, por isso não importa se é UNICIDADE ou TRIN-DADE, se três em um ou um em três, mas muliplicidade na unidade que se revela na diversidade!


Quando o homem dá NOME ao mistério chamando-o de DEUS, tenta decodificá-lo, um pouco do mistério se esvai no nome, pois a palavra “Deus” já é interpretação. Os anti-religiosos que não aceitam DEUS no nome admitem uma espiritualidade no homem, isto é: “DEUS” sem nome, esses o reconhece e sem perceber lhes dá um nome, chamando o de MISTÉRIO!


Essa palavra é a que mais se aproxima do significado de DEUS, pois significa tanto, que não tem definição na explicação do significado, isso porque ao nominar o mistério chamando o de DEUS, já o está limitando, quem admite que o mistério é infinito, quando da nome o traz a dimensão do finito!


O melhor possível seria não lhe dar nome! Que nome se dá ao que não se compreende? “MISTÉRIO”, mas ao nominá-lo estou tirando o que lhe é peculiar, o ABSURDO!


A revelação tem seu fundamento no MITO, que é projeção, anseio e verdade que está além, fora do sujeito, esse que caminha na interpretação, alternando as vestes novas e velhas, ora vestindo, ora se despindo, ora tecendo...


O homem vai dando NOME, tentando decodificar o in-decodificavel, fazê-lo deixar de ser MISTÉRIO, dominá-lo, por isso veste-o conforme a sua roupa! E tira a sua roupa conforme a sua nudez! Não entender DEUS é o que mais lhe fascina... Pois quanto mais longe ele estiver do seu entendimento mais e mais anseia pela sua proximidade!


CRISTO, roupa do mistério que tirou a roupa, ficou nu, na sua nudez veste o homem de sentido, Ele veste a roupa do nu, e aceita que o vistam com suas roupas, o mito que o homem i-mita, MISTÉIRO que se despe para vestir...

16 comentários:

  1. É por isso que acredito que cada vez mais, paradoxalmente, é no ateismo onde mais se honra o grande Assombro, que de tanto ser inominavel, misterioso e assombroso, passa a ser não decodificado, explicado, pensado e crido, pois até para se crer é preciso ter que ser na razão da fé do ser existente para-mundo-e-no-mundo.

    É ao mesmo tempo não se sendo no ser que é para não ser o que pensamos e desejamos que fosse, sendo tão apenas e no apenas fé que crer.

    Abraços e mais uma vez, magnifica reflexão!

    ResponderExcluir
  2. Õ J.LIMA que negocio é este de aprovação???
    Confesso que não entendi?????
    ????????????????????

    ResponderExcluir
  3. Prezado J. Lima


    Outro ensaio fenomenal que vou guardar com carinho entre os meus favoritos.

    A inapreensível, inominável e inconquistável apresentação do Deus dos Judeus em suas múltiplas formas de revelação, leva-nos a repensar o nosso discurso fixo, imutável e petrificado.

    A cada apreensão que fazemos desse Deus, colhemos apenas alguns reflexos de suas inúmeras faces.

    Como um paradoxo de linguagem, o lado obscuro de Deus, às vezes, denominamos de "diabólico", como diabólico é tudo que foge a pequenez do nosso mundo de "saberes", a que denominamos "princípos".

    Mais uma vez, receba os meus parabéns.


    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  4. Õ J. Lima cadê os meus comentários??
    Você não vai publica-los não??
    Já faz o maior tempão que os fiz, e você ainda não os aprovou???

    Sinceramente, não sei porque você foi colocar esta "bendita" aprovação nos comentários!!!!

    ResponderExcluir
  5. Outra coisa J. Lima, se você realmente não tem tempo, porque você colocou aprovação nos comentários??

    Vamos ter que ficar agora alguns dias, até que você tenha tempo e resolva publica-los, sem ve-los???

    ResponderExcluir
  6. Marcio me perdoa!
    marque essa aprovação sem saber o que estava marcando!
    mandei um email para você para que possa me auxiliar caso ocorra algum imprevisto. ok?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. JL, me identifiquei plenamente com o pensamento deste teu texto. Eu não creio em Deus, pois para mim, todos os Deuses, são exatamente isso, "deuses".

    Foram nomeados para domesticá-los e aprisioná-los dentro de um sistema de crenças que fizesse sentido e que fundamentasse a vida e que trouxesse sentido em meio ao Caos.

    Os antigos ao fazerem isso, deram sentido à sua relação com deus mas esvaziaram o Mistério. A teologia é a coisa mais inútil que alguém pode aprender. Ela diz muita coisa sobre algo do qual não se deve falar nada.

    O Mistério não deve ser nomeado nem sistematizado, e sim, percebido e sentido. E se ainda sabendo disto, não conseguirmos ficar sem falar ou fazer teologia, que tenhamos a consciência de que estamos falando e fazendo uma coisa inútil para a relação mística homem-Mistério e estaremos apenas satisfazendo nossa sede intelectual por definições e sistematizações.

    E sendo lógico com este meu pensamento, também não posso alçar o homem Jesus de Nazaré como o "verdadeiro Deus", pois se de fato ele for Deus, acabou-se o Mistério e não faz mais sentido falarmos nesses termos.

    Ou seja, ao dizermos que Jesus é Deus estamos também nomeando o Mistério, tirando-lhe todo o significado misterioso e transcendente.

    Caramba, JL, acho que já fui longe demais nas minhas divagações...

    Mas o parágrafo final do seu texto é de uma profundidade entorpecedora:

    "CRISTO, roupa do mistério que tirou a roupa, ficou nu, na sua nudez veste o homem de sentido, Ele veste a roupa do nu, e aceita que o vistam com suas roupas, o mito que o homem i-mita, MISTÉIRO que se despe para vestir... "

    ResponderExcluir
  8. José lima você diz que eu venho aqui só para fazer propaganda das minha postagens, mas acontece que ou você fala de coisas que eu também vou falar ou você colaborara com o que faltava para mim verbalizar um tema.

    De qualquer forma acontece que eu não quero desperdiçar aqui um comentário-texto rrs é deve ser por isso que eu quase não comento rsrs

    ResponderExcluir
  9. Meu deus que menino ansioso e apresado para reler seus comentários rsrs , eu acho que ele vai nos blog dos outros não pelos textos mas pelos seus próprios comentários, aja vista no meu blog eles virarem post.

    Que coisa em! descobri qual é a desse cara rsrs

    ResponderExcluir
  10. Ô José Lima você não vai postar logo meus comentários falando mau do Marcio, estou ansioso para ele ler kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Marcio me ajuda!
    mexi em alguma coisa do blog
    e não queria moderar comentários!
    Lhe mandei a senha, entra lá e por favor deixa aparecer os comentários!
    Imagine que o Gresder também já reclamou!
    hahahhahaha

    ResponderExcluir
  12. Eduardo.
    Eu creio que existe uma causa primária para a existência de todas as coisas!
    Creio que exista Deus, mas creio que ele transcende e que as definições o limitam, pois nessas definições colocamos roupas nele, ao mesmo tempo em que ele alcança todo anseio e produção humana ele ao se despir atinge esse objetivo!

    Cristo para min é real, não importa se histórico, pois creio que ele é histórico assim como existiu os CÉZARES de roma ele também existiu e a arqueologia comprova isso!

    Agora para min ele trancende, ele é mais mitológico, pois suas verdades estão para além da condição humana, somente doido acredita que o sermão do monte é para ser cumprido.

    Para min o sermão do monte por exemplo é tão mitológico quando o genesis!

    Claro que o genesis trata de outro tema, mas a transcendencia dos dois são de dimensões jamais entendidas pelo homem!

    Agora essa ultima frase que você falou nasceu de um comentário que fiz do magnífico texto postado pelo GRÃO MESTRE LEVI, isso mesmo se você me chamou de mestre como será chamado aquele que considero muito acima de min?

    Lí o seu texto sobre a teologia da libertação e acho que você poderia nos presentear com um artigo na confraria, sobre esse tema, fazendo uma análise por exemplo das implicações sociais, como você citou que acha?

    Abraço meu querido amigo.

    ResponderExcluir
  13. GRESDER
    você sabe que sou admirador da sua extrema capacidade de escrever!

    Só não o elogio mais porque você é muito convencido cara, mas modéstia parte fiquei tocado quando vocêr disse que "comendo tão bem" você e o marcio iriam longe! hahahahhah

    Sinceramente não imagino como você se sentiu quando o marcio disse : "que antes não houve,e depois certamente não haverá texto como aquele" isso em relação ao texto OS PRÉCURSSORES FORA DA GAIOLA !

    Claro que sei que o MARCIO exagerou, mas só dele falar e você ler isso vindo dele aquele que segundo comentários dos confraternos, disputa com você a liderança blogueira da CPFG! Hhahahahahhahahahh

    Marcio valeu, cada elogio que você der para min, sendo que foi o GRESDER que me indicou para a confraria, será um espinho na carne dele!

    ahhahahhahahhahahha
    Greder um grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Marcio acho que consegui tirar a moderação de comnetários ok?
    valeu!

    ResponderExcluir
  15. J, tenho certeza que Jesus foi um personagem histórico. Mas como além de histórico foi o grande mestre da vida e da espiritualidade, ele também é o mito que dá sentido para quem nele crê.

    Eu também creio que existe a Causa Primária, isso é lógico. Tudo não pode surgir do nada, se pode, o Nada é a causa primária, é deus.

    Quanto à sua sugestão, é muito boa, mas creio que se você mesmo escrevesse sobre o tema, ele ficaria bem mais interessante.

    Abraços, mestre

    ResponderExcluir