Top blog

Top blog
Jl-reflexoes

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Arquétipos que estruturam a religião

Jesus percebeu estrutura opressiva da religião, viu o mal que ela causava, e agiu em oposição a ela, o vicio sempre foi o “PODER”, uma estrutura arquetípica [1] construída através da lei, desde os tempos do "fruto do conhecimento do bem e do mal”Ele lutou contra essa estrutura psicológica, relativizou todo o poder que domina, mostrou a FORÇA da NÃO FORÇA, não só como o amor supera a lei, mas que o amor é maior lei, e que há um PODER maior do que o PODER é o PODER DE NÃO TER PODER!

Lucas registra uma série de acontecimentos a partir do capitulo 17: 11, falando da oposição entre a HUMILDADE do estrangeiro que ao ser curado da lepra volta para AGRADECER, esse não era judeu, “E prostou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era Samaritano”. (Lucas 17: 16). Nessa narrativa, o rejeitado, é aceito a GRATIDÃO, é ANTÍ-TESE da AUTO-SUFICIÊNCIA!

Creio que essa narrativa foi registrada pelo INCONSCIENTE de Lucas ele estava des-construindo a epistemologia do PODER QUE OPRIME, para a SUAVIDADE DO AMOR, ainda na seqüência, Lucas registra que Jesus quebra a apocalíptica judaica de PODER, interrogado sobre a vinda do reino, ele desconstrói mais um ARQUÉTIPO ao dizer que: “Esse REINO não vem com APARENCIA EXTERIOR”, não era algo que viria “DE FORA”, mas algo implantado “DE DENTRO”, e refletiria “PARA FORA!” (Lucas 17:20-21).

O raciocínio seqüencial dessas narrativas segue no capitulo 18; des-construindo o poder DOMINANTE, da religião e IMPÉRIO ROMANO, na parábola ele amplia e coloca um JUIZ, uma figura romana conhecida também na história da nação judaica e mostra a FORÇA dos FRACOS.

A viúva conseguiu não pelo PODER DE DOMINIO, mas sim por um poder maior, o da HUMILDADE (Lucas 18: 5). Essa é mais uma des-construção do arquétipo instituído no inconsciente coletivo da nação DOMINADA (Israel) e dominante (Roma).

Jesus segue demolindo os paradigmas [2] certamente para mostrar a dimensão do que havia falado anteriormente, sobre o êxito da viúva frente ao Juiz, “LEPROSO E VIÚVA”, eram duas classes de pessoas totalmente rejeitadas no contexto social da época!

Ele prossegue dizendo que o orgulho do PODER manifesta através da oração do FARISEU que revelava arrogância, e a insuficiência do NÃO PODER na oração do publicano revelava a essência da justificação no reino, pois não é o poder para FAZER, esse foi DES-CONSTRUÍDO, mas sim a HUMILDADE foi exaltada. A arrogância sempre foi patente da religião! (Lucas 18:9-14), o publicano [3] é mais uma classe des-classificada, que foi classificada para o reino!

O evangelista Lucas na seqüência narra a atitude dos discípulos em impedir as crianças de ir até Jesus, mas ele diz: “Deixai vir a min as criancinhas, pois das tais é o reino dos céus”! (Lucas 18:16). A atuação da religião farisaica com sua estrutura psicológica de DOMINIO, não conseguia ver nas CRIANÇAS um modelo de força.

Um príncipe pessoa de alta patente na sociedade presencia o acontecimento e não suporta ver Jesus dizer que o reino vem com gratuidade, e pergunta:  “Bom mestre o que farei para herdar a via eterna?” (Lucas 18:18)

“O QUE FAREI PARA HERDAR”? Ora Jesus havia acabado de dizer que o arquétipo que estrutura a mente dele na encarnação não é o PODER PARA FAZER, mas o poder de NÃO FAZER! Ao dizer que a FORÇA do reino tinha nas crianças o seu modelo, e que os adultos tinham na simplicidade delas o protótipo ideal.

“O que se poderia fazer para herdar a vida eterna?” Ora, herança não se conquista, não é uma ação do sujeito, mas algo que ele recebe! Só há uma coisa a fazer: “È não fazer”! Aceitar passivamente a graça de Deus em Cristo!

Jesus estabelece um reino que é antitético à estrutura dominante, nesse, ficariam de fora os “fortes”, “justos” “auto-suficientes”, as “obras” como justificadora do SER, e seriam inclusos, os “humildes”, “insuficientes”, e a “fé”, como base da nova ordem.

A Alteridade [4] em Cristo não só despolariza o poder dominante, como dilui todo espírito de AUTOSUFICIÊNCIA que é o orgulho de toda religião.
____________________________________
Notas
[1] Na psicologia analítica, significa a forma imaterial à qual os fenômenos psíquicos tendem a se moldar. C. G. Jung usou o termo para se referir aos modelos inatos que servem de matriz para o desenvolvimento da psique.

[2] Paradigma (do grego parádeigma) literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo cientifico uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas.

[3] Publicano é o nome dado aos coletores de impostos nas províncias do Império Romano.Buckland afirma que havia duas espécies de publicanos: os publicanos gerais que eram responsáveis pela renda do império, frente ao Imperador e os publicanos delegados por estes em cada província.

[4] A palavra alteridade, que possui o prefixo alter do latim possui o significado de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal, com consideração, valorização, identificação e dialogar com o outro. A pratica alteridade se conecta aos relacionamentos tanto entre indivíduos como entre grupos culturais religiosos, científicos, étnicos, etc.

11 comentários:

  1. Caro J. Lima


    O que saiu do inconsciente do Noreda provocou em nós, ressonâncias maravilhosas, pois foi do calor do debate lá na confraria (que já conta com quase duzentos comentários)que acabou saindo essa pérola de "comentário-ensaio" - o qual, não poderia deixar de ser registrado entre as tuas sábias reflexôes nesse recanto do Google.

    PARABÉNS.

    P.S.: Desculpe a minha ousadia, quanto ao palpite que fiz(rsrsrs), mas, o que pensaste para título desse emblemático texto, não seria mais adequado?


    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  2. Olá levi?
    Segui a sua sugestão...
    Acho que a sua sugestão foi mais válida doque eu tinha em mente.
    Eu ia colocar o tema ARQUÉTIPOS QUE ESTRUTURAM A RELIGIÃO.
    Agora vc acha que o assunto desenvolvido não tem ligação com o tema?
    Se não tiver me avisa ok? rsss
    Acho que ficou bom.
    Valeu

    ResponderExcluir
  3. Levi.
    acho que talvez o que vc sugestionou realmente era mais conexo com o que escrevi como comentário, mas fiz muitas mudanças, e acho que vc tem razão.
    Permita-me mudar o tema, acho que no inicio do texto até que ficou melhor mais depois acho que saiu um pouco do tema proposto.
    ok?
    Então ainda está em tempo de mudar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. JL, esse texto eu vou guardar com carinho, mostrar pra todo mundo e dizer: o cara que escreveu é meu amigo...

    ResponderExcluir
  5. Eduardo!
    fico lisonjeado com o elogio.
    Afinal vindo de você um expert em textos sobre religião, é confortante.
    rsss
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Professor, um ótimo texto, realmente muito instrutivo e digno de ser guardado como referência. Jesus foi um "absurdo", como disse em certo texto meu, e suas lógicas além do óbvio foram magistralmente exploradas por ti nesse ensaio. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Ola Professor, A paz...
    Profundos pensamentos sobre a palavra e a vida humana... Parabéns continue deixando Deus te usar dessa forma, Deus sabe da sua sinceridade e dedicação a ser um verdadeiro ministro defensor da verdade bíblica. Sou seu seguidor já, se tiver um tempo passa no meu blog pra deixar um salve. Deus te abençoe em Cristo.
    Junior ( AD - Jardim São José)

    ResponderExcluir
  8. Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. ( Bíblia )

    Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo. ( Bíblia )

    ResponderExcluir
  9. Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.
    Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
    Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
    Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
    Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
    Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.

    ESTÀ ESCRITO.

    Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

    ResponderExcluir
  10. LOUVAI AO SENHOR!!!!!


    LOUVAI ao Senhor. Louvai ao Senhor desde os céus, louvai-o nas alturas.
    Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos.
    Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes.
    Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus.
    Louvem o nome do Senhor, pois mandou, e logo foram criados.
    E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão.
    Louvai ao Senhor desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos;
    Fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra;
    Montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros;
    As feras e todos os gados, répteis e aves voadoras;
    Reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra;
    Moços e moças, velhos e crianças.
    Louvem o nome do Senhor, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu.
    Ele também exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado. Louvai ao Senhor.

    LOUVAI ao Senhor. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.
    Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.
    Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.
    Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.
    Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.
    Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor.

    ESTÁ ESCRITO.

    ResponderExcluir
  11. Salmos 115

    NÃO a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade.

    Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus?

    Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.

    Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.

    Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.

    Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.

    Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.

    A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.

    Israel, confia no Senhor; ele é o seu auxílio e o seu escudo.

    Casa de Arão, confia no Senhor; ele é o seu auxílio e o seu escudo.

    Vós, os que temeis ao Senhor, confiai no Senhor; ele é o seu auxílio e o seu escudo.

    O Senhor se lembrou de nós; ele nos abençoará; abençoará a casa de Israel; abençoará a casa de Arão.

    Abençoará os que temem ao Senhor, tanto pequenos como grandes.

    O Senhor vos aumentará cada vez mais, a vós e a vossos filhos.

    Sois benditos do Senhor, que fez os céus e a terra.

    Os céus são os céus do Senhor; mas a terra a deu aos filhos dos homens.

    Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio.

    Mas nós bendiremos ao Senhor, desde agora e para sempre. Louvai ao Senhor.

    ESTÁ ESCRITO.

    ResponderExcluir