Top blog

Top blog
Jl-reflexoes

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

TEMPO: CRONOLÓGICO X BIOLÓGICO

"Se tá tão difícil agora.
Se um minuto a mais demora.
Nem olhando assim mais perto.
Consigo ver porque tá tudo tão incerto".
(Música problemas - Ana Carolina).

Ana Carolina consegue como poucos expressar conflitos nos relacionamentos. Ela dá o diagnóstico de um relacionamento em crise. Mostra que o corpo é o relógio do tempo.

Há uma percepção de maior duração no “tempo cronológico” em detrimento do “tempo biológico”.

Quando o relacionamento está bom, à relatividade do tempo funciona da seguinte forma: O tempo biológico (sensações) diminui percepção de durabilidade do tempo cronológico.

Mas o que significa essas duas dimensões de tempos?

CRONOLÓGICO (Relógio): Medido através do movimento da terra em torno do sol.
BIOLÓGICO (vida): É o tempo das sensações, desejo, prazer.

O relacionamento de duas pessoas que se desejam, relativista a duração do tempo. O tempo “Cronos” é imperceptível, o desejo, as sensações, o prazer, faz como que ele seja percebido como de curta durabilidade.

Nessa dimensão é o corpo que mede o tempo. Essa verdade atua em dimensão oposta quando o relacionamento entra em crise, surge uma sensação que não havia antes: "Se tá tão difícil agora”. Um minuto, tempo não perceptível na esfera do desejo, é prolongado a sua sensação de durabilidade com a ausência do desejo: “Um Minuto a mais demora”.

Os mesmos sessenta segundos que não existiam na contagem da relação, agora são prolongados nas sensações.

A música prossegue mostrando a relatividade do espaço. Ela tenta entender o que está acontecendo, se aproxima no sentido de reflexão. O que está acontecendo? O que aconteceu com o “minuto” que não existia, e agora passou a ser “incomodo”?

A aproximação entre o sujeito e o objeto do desejo, não aumenta a sua percepção. A cognição é afetada pelas emoções. Não é uma questão de “Oftalmo” (visão), mas uma questão de “Nous” (mente, entendimento). Ela exclama: “Nem olhando assim mais perto. Consigo ver porque tá tudo tão incerto".

Na certeza criamos o que não existe, na dúvida não conseguimos perceber o que está à frente dos olhos, não é questão de distância geográfica, mas da ausência do desejo. O olhar que dava segurança, agora não consegue ver a razão para a insegurança.

Numa crise as pessoas sempre procuram a “causa”, mas nem sempre é possível encontrar... Mas pode-se sentir o efeito....

7 comentários:

  1. JL, você fez uma bela interpretação desta bela cantora que eu também adoro ouvir!

    ResponderExcluir
  2. essa musica diz td q gostaria de dizer, e o texto, lindo. Abçs

    ResponderExcluir
  3. Elídia. Gosto das músicas da Ana Carolina. Acho ele sem dúvida uma poeta de primeira, muita sensibilidade na precepção dos dilemas sentimentais.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a reflexão. Parabéns pela percepção da reflexão dos espaços de tempo que há entre o kromos e o bio. Valeu por colaborar pelo conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. Amei mto,me ajudou com meu seminário sobre o tempo e relação administrativa

    ResponderExcluir
  6. Podemos afirmar a existência de 3 definições de tempo distintas?
    O tempo que obedece as leis da física e que pode ser alterado a medida que nos aproximamos da velocidade da luz (físico) O biológico que é aquele que nos envelhece e que difere entre os animais irracionais e também entre os humanos e o cognitivo que sofre variações conforme a percepção de cada um.
    Podemos alterar o Biológico (qualidade de vida, alimentação e tratamentos) O Físico (viajando a velocidade da luz) mas o cognitivo é o que nos permite viajar para o passado, futuro, acelera-lo ou até mesmo para-lo por alguns segundos.
    Fantástica reflexão que por si só, já é uma viagem !!

    ResponderExcluir