Top blog

Top blog
Jl-reflexoes

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Desejo inconsciente


O templo era aconchegante, ar condicionado,  ambiente agradável, altar  amplo, paredes com acabamento de textura,  teto com lustres finos, no altar uma enorme cruz de metal reluzente dourado, a sua direita uma replica do tabernáculo, o pregador tinha uma boa retórica, bem vestido com camisa alva bem passada, gravata bem arrumada, falava andando de um lado para o outro, fazendo gestos com veemência,

Olhei para o relógio, 20 minutos havia passado ele falava sem parar, não houve uma introdução, o tema não foi anunciado, falava sem parar, os assuntos girava em torno de ser bem sucedido, comer o melhor da terra, que tudo o que quiséssemos poderíamos determinar, ao mesmo tempo em que não falava de um tema especifico falava de muitos, eu não estava entendendo... De repente ele disse:

- A palavra de Deus no Evangelho de Lucas capitulo 6:38 diz: “dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”.

Ao terminar de citar o texto, deu uma entonação grossa na voz como que para mostrar autoridade passava uma sensação que naquele momento incorporava uma divindade e agora não era mais ele e sim um espírito supremo, na qual  denominavam “Espírito Santo”, agora era outro que falava por ele; disse com toda convicção:

- Irmãos a palavra de Deus diz que se você quiser receber mais, você deve dar mais, você é que vai medir a quantidade de benção que quer receber, porque você é quem determina o quanto quer receber, quer ser abençoado, de o dizimo, quer ser mais abençoado ainda, de oferta, o dizimo é o mínimo, a oferta é o sacrifício.

Eu estava sentado praticamente no meio do templo à direita da porta, não me lembro porque, ou como entrei naquele lugar, mas não saí antes no meio do culto, para não chamar a atenção dos que ali estavam, no entanto, ao ouvir a explicação do pregador senti um frio na espinha, a respiração ficou ofegante, o suor corria no meu rosto, sentia a língua secar na boca, o coração descompassado acelerou os batimentos, senti o sangue fluir com maior rapidez, e receber adrenalina, minhas pupilas dilataram, um nó na garganta, uma inquietação não suportando mais; levantei-me do banco e olhando na direção do altar, falei com alta voz:

- Pregador, o versículo que você citou não esta falando de dar a Deus boa medida recalcada sacudida e transbordante, ele está falando de relacionamento, pois no contexto Jesus fala que precisamos quebrar a lógica da retaliação, que os inimigos são carentes de misericórdia, por perpetuarem um ciclo vicioso de ódio, (v 35), e conclui no verso (v 36) dizendo que o pai ama os que não o ama, e quem quiser entra na categoria de sublime deve agir nessa anti-lógica, pois ser filho do altíssimo é justamente agir na contra mão da lógica destruidora do ser, que a maior característica de um filho de Deus é ser misericordioso, e esse ato só tem validade quando aplicado a quem não merece (v36). É por isso que se chama misericórdia!


Jesus está falando do efeito retribuitivo na dinâmica da vida, que agir de acordo com a misericórdia (v 36) não julgar o outro, não condenar, ao fazer isso estará estabelecendo uma lei inexorável, pois o desejo de quem recebe um ato de bondade é retribuir com maior bondade, embora nem sempre essa ação garanta uma retribuição, mas quem é vitimado pela maldade tende a retribuir sempre mais em quantidade e intensidade que à proporção que recebeu, a reação será “recalcada sacudida e transbordante! (v 37)”.

Não que seja uma garantia de que agindo com misericórdia, sempre terá ações de misericórdia como retribuição, mas a ação de maldade trará o desejo múltiplo de retaliação em maior quantidade e intensidade que a maldade sofrida!


Naquele momento houve um silêncio sepulcral, os olhares se voltaram na minha direção, o pregador ficou por um segundo sem acreditar no que acabara de ouvir, quem era esse que ousava confrontar abertamente um ungido de Deus, ai daquele que se levantar contra um profeta do Senhor! De repente como se tivesse saído de um transe olhou na minha direção e disse:

“Irmãos fiquem calmos, o inimigo está querendo tirar a sua benção, porque Deus está querendo a sua prosperidade”.

Olhou para os lados deu um sinal com a cabeça e nesse exato momento dois obreiros se aproximaram um de cada lado, pegaram cada um num braço, colocaram a mão sobre a minha cabeça e começaram a gritar e empurrar para frente e para trás, dizendo: “Sai dele em nome de Jesus, espírito maligno... Sssssssssai!”! Eu tentava me soltar, puxava os braços, mas a cada tentativa, eles usavam de maior força, me colocaram para fora, e me mandaram ir embora.

Na saída do templo olhei para trás e não vi nenhum dos dois obreiros, ao desviar os olhos para cima vi uma placa escrita no templo: O DEUS DESTE SÉCULO. Nesse momento suando frio, levei as mãos à cabeça, senti os dedos baterem num objeto de madeira, um som abafado, apertei o travesseiro... acordei!

7 comentários:

  1. Esse texto é bom demais... só seria melhor se no sonho o Pr em questão se arrependesse e se convertesse de verdade... rsrsrssr
    Ótima reflexão!!!

    ResponderExcluir
  2. Vanessa.
    Que bom ter você no meu blog.

    Olha esse sonho reflete o desejo inconsciente do sonhador que por não ser expresso foi enviado ao "recanto dos desejos sublimados", até chegar o momento de usar a válvula de escape: “realizar nos sonhos aquilo que não pode ser realizado na realidade!” Rsss.

    O que seria do homem se não fosse os sonhos? Mas é interessante que às vezes até no sonho os nossos medos nos acompanham, a moral herdada é ousada e nos bloqueia.

    Quantas vezes nos sonhos queremos quebrar a norma ir além do “certo” estabelecido pela moral herdada e mesmo sonhando o inconsciente acredita que o sonho não é sonho, então não nos deixa ultrapassar os limites impostos realidade da vida.

    E ao acordar vê que estava sonhando, se arrepende por não ter feio o que desejava, numa dimensão que não iria ter a acusação do outro, mas não fez porque até o inconsciente é consciente e mesmo no mundo do “é permitido”, mais uma vez triunfa o “é proibido” a consciência nos bloqueia até quando estamos inconscientes, o nosso inconsciente não faz diferença entre estar dormindo ou acordado!

    Mas é para o mundo dos sonhos que vamos, lá o impossível, pode se tornar possível é para lá que vamos quando a realidade não oferece perspectivas de realização.

    Aliais, acredito que esse sonho é o "desejo sublimado" de muitos pastores honestos, que ao assistirem a outros deturparem o oficio de libertar as pessoas do cárcere existencial da falta de sentido da vida, aumentam as suas angustias.(Pode acreditar que muitos têm esse desejo de levantar no meio de uma pregação dessas e falar tudo o que o sonhador falou! Rsss)

    Acredito que o sonhador não viu no seu sonho a “conversão” do pregador pela razão de não acreditar nessa possibilidade, era possível ele quebrar as barreiras; veja que ele não teve coragem de sair no meio do culto, mesmo depois de 20 minutos de mensagem sem sentido, mas teve coragem de exortar o pregador da distorção que fazia do texto, chamando ainda mais a atenção do que se tivesse saído!

    Acredito que há coisas que achamos tão impossível que sequer ousamos ter coragem de sonhar! Rsss.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Caracas J. Lima!!!!


    Tirando a filosofia e psicanalise, as nossas ideias, tal quais as nossas fontes, são as mesmas!!! (Preciso urgentemente começar a estudar um pouco de psicanalise. Por falar também em filosofia, estou lendo, ou tentando ler, pois vocês não me deixam ler (rs) um otimo livro de Sartre, que se chama: “A idade da Razão”, não sei se você já leu J. Lima, mas saiba que é muito bom)


    Tanto, que para você ter ideia, fiz um comentário, na época, acho que foi no blog do Levi, isto faz uns 2 meses atrás, abordando muito semelhantemente o seu texto supracitado.


    Deixei ele lá de molho, pois salvei-o no World, tinha até me esquecido dele, pois – para matar de inveja o invejoso do Gresder. Rs – acho que tenho, por volta de uns 70 textos de comentários meus, que futuramente virarão postagens.


    Ai eu acabo esquecendo eles lá, e só vou me lembrar, quando leio algum texto ou frase, que me remeta a o meu antigo comentário já feito.


    Tanto, que vou colocar justamente ele, aproveitando o embalo do seu texto, esperando ser uma continuação do seu. Rsrsrsrs


    Vou posta-ló amanhã, de modo que daremos para perceber o tanto que nossas ideias se assemelham. Rsrsrsr


    Aproveitando que este texto, tanto o seu quanto o meu, são leves e não polemicos, para dar uma change ao Gresder, que sonha em ganhar de mim, em numero de comentários. Rsrsrrs


    Então irei fazer um bem pra mim, não dizendo as suas fontes J. Lima. Rsrsrssrs


    Isto, em um relacionamento, se chama reciprocidade. Kkkkkkkkkk


    Abraços reciprocos. rsrsr

    ResponderExcluir
  4. J. Lima resolvi seguir seu blog por indicação dos amigos Marcio e Edson. Sei que irei aprender muito contigo.

    Este seu texto é maravilhoso é a ilustração da mais perfeita realidade que pena que não é só um pesadelo. Seria cômico se não fosse tragico.

    Parabens Amigo!

    Quando possivel, visite meu blog, será um prazer.

    link: euficocomapalavradedeus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Meu caro J. Lima

    Como fui forjado no caldo quente da cultura evangélica assembleiana de seis décadas atrás, de quando em vez tenho sonhos recorrentes, idênticos aos seus, que me dá um frio danado na espinha.

    Ainda hoje repercute em nossa cultura, o "fardo pesado" dessa dominação sutil e engenhosa, que à maneira de uma epidemia vai disseminando nas consciências um fugaz refúgio contra a punição divina: "a subserviência". Esta subserviência nada mais é, que a aceitação sem questionamentos de uma " insensata mensagem" brandida em "nome de Deus", cujo o escopo se constitui na negação do próprio Cristo.

    Abçs,
    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  6. Meu caro professor Lima,

    gostei muito desta reflexão que logo será escrita não como um sonho, mas como algo real...não sei se por vc, mas com certeza por alguém como nós que já esta farto desta prosperidade que nos empobrece. Só torço para que alguém se levante e repreenda a ignorância dos obreiros e do Pastor. Realmente o povo perece por falta de conhecimento.
    Abraço,
    Gleder

    ResponderExcluir
  7. JL, já deve ter lido por aí que estou sem computador em casa, por isso tô demorando em comentar os textos da Confraria.

    Mas enfim, tô aqui, tenho que ser rápido pois lan hause vai me levar à falência rsssssss

    Sabe que os sintomas que você manifestou no sonho são exatamente os que eu sinto acordado quando começo a zapear pelos programas evangélicos na TV?

    Ainda bem que eu sou batista e batista não crê nessa bobagem de prosperidade materialista vinculado ao ato de "dar" a Deus rsssss , ainda que a prática do dízimo, este sim, ainda seja por lá vinculado a "roubar a deus" a quem não paga-o.

    Bom, eu já devo uns 10 anos de dízimo para deus...

    ResponderExcluir